Projecto de um Edifício de Habitação Multifamiliar na Freguesia de Alfena, Valongo

O edifício e respectivo enquadramento, encontram-se, inevitavelmente, de acordo com a envolvente existente, de forma a preservar servidões de vista, acesso, e conforto tanto para dentro, como para fora do terreno. Procurou-se respeitar os principais alinhamentos e afastamentos das construções vizinhas e uma adequada articulação. Pretende-se manter na máxima medida possível a relação das cotas existentes.

O principal desafio do projecto foi conseguir encaixar o programa em um terreno com um desnível de quase 10m entre a cota alta e a cota de entrada no lote. A solução passou pela criação de plataformas ao longo do terreno para receber o programa. Assim, a garagem ficou semi-enterrada, de modo a que as fracções ficassem na primeira plataforma.

Mais acima optou-se por colocar a piscina e sala do condomínio e por último, na plataforma mais alta, colocou-se a zona desportiva com um campo de Padel e “Beach Tenis”.

De facto, a morfologia e composição do terreno foram os dados essenciais que orientaram a proposta que ora se descreve. O lote, nas suas condicionantes, obrigou a um estudo cuidado sobretudo dos acessos, distribuição das funções e orientação dos compartimentos a partir do estudo da insolação do terreno.

A definição do perímetro exterior, volumetria, relação com a paisagem e aberturas da construção são especialmente condicionadas pela geometria da propriedade, compatibilizando-se tanto quanto possível as necessidades programáticas contemporâneas requeridas, com uma intervenção arquitectónica, que se pretende qualificada.

Pretendeu-se que o edifício fosse organizado através de um corredor central sobre o qual se distribuem as fracções. As comunicações verticais são feitas através de uma única caixa de escadas e 2 elevadres, que se localizam no centro do edifício.

No sentido de rentabilizar, tanto quanto possível, as zonas exteriores, alem das zonas ajardinadas, piscina e campo de padel, criou-se uma cobertura acessível, para criação de espaço de convívio.

Na distribuição das fracções procurou atender-se à articulação correcta do programa mediante o estudo das utilizações dos espaços, circulações, percursos, áreas e necessidades. A organização dos espaços internos procurou uma independência articulada entre duas formas de estar na habitação; a da relação cozinha – sala e a relação mais íntima, dos quartos, com comunicação franca entre os diversos espaços em acordo com a qualidade do habitar desejada.

O estacionamento em semi-cave, é composto por 37 lugares de estacionamento.

O volume será revestido com o sistema ETICS (Tipo cappotto) na cor terracota, com apontamentos de Alucobond na cor cinza, idêntico ao utilizado nas caixilharias. Para a composição do alçado procurou-se sistematizar as soluções, de modo a optimizar a construção e custo.

As coberturas serão do tipo cobertura invertida, com acabamento em godo lavado branco, zonas ajardinadas e lajetas de betão prefabricado na zona de estar.

As zonas exteriores são compostas por zonas ajardinadas, percusos em terraway e associados a zonas de permanência com bancos em betão à vista.

INFORMAÇÃO TÉCNICA

Arquitetura: Lima da Costa Arquitectura

Engenharias: GROUNDMOTION – Earthquake and Structural Engineering

Imagens 3D: JPAM Studio

Localização: Alfena, Valongo, Porto

Nome do empreendimento: Cosmopolitan One

Promotor: Cosmopolitan Opus V.N. de Gaia, Portugal

E01 copiar scaled I07 scaled I02 scaled E05 copiar scaled E04 copiar scaled I01 scaled E03 copiar scaled

 

Compartir...

Grupo Vía