Populous e o atelier Saraiva + Associados desenham a renovação do Estádio da Luz em Lisboa

• A FIFA confirmou que o Estádio da Luz será palco de uma das meias-finais do Mundial 2030, sendo o único estádio em Portugal com capacidade superior a 60.000 espectadores.
• Graças ao inovador Distrito Benfica, desenhado pela Populous e pela Saraiva + Associados, o Benfica pretende posicionar-se como um novo centro de referência tanto na Europa como a nível internacional.
• O espetacular masterplan do projeto inclui a criação de quatro distritos integrados e conectados: o distrito Estádio (que agrega o estádio renovado com áreas de hospitalidade e escritórios), o distrito Desporto e Entretenimento (com a criação de uma nova Arena polivalente com capacidade para 10.000 pessoas, teatro, piscina, dois pavilhões desportivos para 2.500 e 1.500 pessoas, pista de atletismo e campo de futebol ao ar livre); o distrito Comercial (com museu, restaurantes, centro comercial, hotel e residência); e o distrito Fans (com a Fan Plaza, DJ set e loja do Clube).

O S.L. Benfica, o clube mais titulado de Portugal, revelou o novo plano diretor para o seu Estádio da Luz, situado no centro de Lisboa. Com os olhos postos no Mundial de Futebol 2030 — no qual a FIFA confirmou que o Estádio da Luz acolherá uma das meias-finais — o projeto posiciona o Distrito Benfica como um destino desportivo e de entretenimento de primeiro nível internacional, melhorando a experiência dos adeptos e reforçando a ligação tanto com os seus seguidores como com a comunidade local.
A Populous liderou todos os aspetos do design do plano diretor em colaboração com o prestigiado atelier de arquitetura lisboeta Saraiva + Associados. A Populous foi também a autora do projeto original do estádio, inaugurado em 2004.

Um distrito desportivo, cultural e de lazer de categoria mundial

O projeto Distrito Benfica modernizará as instalações do estádio e introduzirá novos serviços e espaços públicos no recinto circular, criando um ativo cívico valioso para a população do Benfica e apoiando a sustentabilidade financeira do clube a longo prazo.
O espetacular masterplan do projeto inclui a criação de quatro distritos integrados e conectados entre si: o distrito Estádio (que agrega o estádio renovado com áreas de hospitalidade e escritórios), o distrito Desporto e Entretenimento (com a criação de uma nova Arena polivalente com capacidade para 10.000 pessoas, teatro, piscina, dois pavilhões desportivos para 2.500 e 1.500 pessoas, pista de atletismo e campo de futebol ao ar livre); o distrito Comercial (com museu, restaurantes, centro comercial, hotel e residência); e o distrito Fans (com a Fan Plaza, DJ set e loja do Clube).

Os detalhes do plano diretor do distrito Desporto e Entretenimento do Benfica incluem:

  • Um pavilhão coberto polivalente com capacidade para 10.000 espetadores, capaz de acolher concertos, peças de teatro, eventos culturais, e-sports e grandes eventos desportivos.

  • Dois pavilhões desportivos cobertos de última geração, com capacidade para 2.500 e 1.500 espetadores, adaptáveis a modalidades como basquetebol, voleibol, boxe e outros desportos, que substituirão os pavilhões e a piscina atualmente existentes.

  • Uma nova piscina comunitária (25x25m) com infraestruturas modernas, oferecendo um recurso recreativo tanto para adeptos como para residentes.

  • Um novo teatro e espaço para eventos com capacidade para 500 pessoas.

  • Um campo de futebol ao ar livre no topo do edifício e uma pista de atletismo, criando ambientes imersivos de treino e fitness no coração de Lisboa.

Experiência melhorada para os adeptos

No que diz respeito ao distrito Fans, os benfiquistas — como são conhecidos os adeptos do clube — poderão usufruir de um novo espaço de encontro antes e depois dos jogos, sob a forma de uma praça com 100 x 40 metros, situada em frente à fachada principal do estádio e inspirada nas emblemáticas praças cívicas de Lisboa, como o Rossio.

Com capacidade para mais de 10.000 adeptos, a praça contará com um terraço para DJ e uma zona para eventos, rodeada de pontos de venda de comida e bebida, lojas e restaurantes com esplanada — tornando-se num destino para a cidade durante todo o ano.

Os adeptos beneficiarão também de uma série de melhorias em todo o recinto, como esplanadas de hospitalidade, instalações de ecrãs panorâmicos de grande formato e pontes de conectividade melhoradas para facilitar a circulação e acessibilidade.

A estátua de Eusébio, uma das figuras mais queridas do clube, será cuidadosamente realocada para a entrada principal da praça, em posição de destaque, sobre o pano de fundo da fachada do estádio, para dar as boas-vindas aos adeptos à sua chegada.

No que diz respeito ao distrito Comercial, este integra escritórios com terraços panorâmicos, museu, restaurantes, centro comercial, hotel e residência.

Modernização do distrito Estádio da Luz

O projeto renovará e revitalizará também o próprio estádio. Uma nova fachada, fluida e dinâmica na sua arquitetura, redefinirá a forma do estádio através de uma perspetiva contemporânea, atenuando a luz e o calor para proporcionar sombra nos átrios e melhorar o conforto dos adeptos, preservando ao mesmo tempo as curvas icónicas do edifício.

A fachada contará com iluminação LED integrada, tecendo uma camada digital dinâmica sobre toda a estrutura e iluminando a arquitetura nos dias de jogo. Assim, o estádio tornar-se-á simultaneamente um farol para os adeptos e o pano de fundo envolvente da nova praça. Esta “pele” LED programável permitirá que o estádio se adapte facilmente a uma vasta gama de eventos, desde jogos de futebol a concertos.

Michael Forward, Diretor Associado da Populous e Designer Chefe do projeto, explica:

“A fachada do estádio articula uma linguagem arquitetónica contemporânea enraizada na narrativa urbana em evolução de Lisboa. Uma paleta sóbria de tons neutros fomenta um diálogo fluido com o plano diretor envolvente, enquanto as lâminas verticais conferem ritmo e porosidade envolvente. O efeito geral presta homenagem ao legado do Benfica, ao mesmo tempo que cria um efeito visual surpreendente que olha com confiança para o futuro.”

Será ainda adicionado um novo quarto nível ao estádio, fora da bancada atual, que disponibilizará 6.800 metros quadrados de espaço para usos mistos, incluindo escritórios do clube, uma oferta de hospitalidade premium de maior capacidade e espaços comerciais. Esta ampliação faz parte de uma estratégia para ativar o estádio para além dos dias de jogo e integrá-lo mais profundamente na vida urbana de Lisboa.

Sustentabilidade e legado

O projeto defende os princípios do design sustentável e integra painéis fotovoltaicos na cobertura do estádio, bem como coberturas verdes e um sistema de recolha de águas pluviais para reutilização na rega. Inclui também estratégias paisagísticas que favorecem a resiliência ecológica e reduzem o efeito de ilha de calor urbano. Além disso, contará com um sistema de sombreamento e refrigeração integrados, através de beirais e estruturas de proteção solar.

O projeto foi concebido não só para melhorar a experiência nos dias de jogo, mas também para proporcionar benefícios sociais e ambientais duradouros à comunidade lisboeta.

Compartir...

Grupo Vía