A concepção das TipTap Tables surge da intenção de produzir um desenho de mobiliário claro e elementar, de execução simples, fácil de transportar e de montar, mas também capaz de comunicar de forma explícita e lúdica o seu processo construtivo, com detalhes gráficos visualmente estimulantes.
Como consequência de uma variedade de circunstâncias encontradas em vários projetos ao longo dos anos, desenharam-se 5 mesas para 5 situações particulares.
A mesa T1 é uma pequena mesa de utilização flexível, adequada para estudo, refeições ou outros usos, e elaborada em contraplacado marítimo e MDF hidrófugo lacado.
O lacado escuro, oposto ao folheado em madeira de pinho, permite um contraste revelador da construção da mesa, dotando-a de um interesse visual inesperado.
A mesa T2 assume dimensões mais generosas, para escritório ou sala de jantar, apresentando um tampo em madeira de carvalho maciça, com pernas em madeira de castanho. O cruzamento destas duas madeiras clarifica o papel de cada elemento na construção da mesa. Num cenário de escritório, este encaixe entre pernas e tampo assume também o papel de passa-cabos.
A madeira maciça evoluirá com o tempo e com o uso, enriquecendo a mesa com a sua história.
A mesa CT1 é uma mesa de café, baixa, concebida para acompanhar e servir de apoio ao uso de um conjunto de sofás ou de cadeirões, cruzando madeira de castanho maciça com mármore de Estremoz.
O calor da madeira escura incrusta-se de forma gráfica no frio e etéreo mármore branco, criando uma peça leve, acolhedora e convidativa.
A mesa CT2 é uma mesa de centro. Desenhada como ponto focal, inspira-se na joalharia e na relação entre uma pedra preciosa e o seu engaste. A sua estrutura é em MDF hidrófugo lacado, sustentando um tampo em mármore de Estremoz.
A escura estrutura lacada remete-se a um segundo plano, apenas tocando levemente a pedra que pretende colocar em foco.
A mesa LT1 é uma mesa longa, com variantes de 75 cm e de 90 cm de altura, que pode assumir funções de balcão ou de mesa de refeições, entre outras, combinando elementos em contraplacado marítimo com painéis de MDF hidrófugo lacado.
Com uma dimensão invulgar e balanços inesperados, pretende produzir uma mesa com o mínimo de barreiras ao uso e o máximo de interesse visual, remetendo-nos simultaneamente às grandes mesas corridas do nosso passado.
FICHA TÉCNICA
NOME DO PROJETO: TipTap Tables
DESIGN: Tiago do Vale Arquitectos
EQUIPA DE PROJETO: Tiago do Vale, com Paula Campos, Nil Kokulo e Maria João Araújo
ANO DE PROJECTO: 2017-2024
CONSTRUÇÃO: Sá Taqueiro Construções L.da; Irmãos Macedo L.da
ANO DE CONSTRUÇÃO: 2021-24
FOTOGRAFIA: João Morgado, fotografia de arquitectura e Marco Mendez, fotografia de estúdio




