Studio Marlene Uldschmidt apresenta a Casa 103, um projeto definido pelo diálogo entre a luz e a paisagem

Studio Marlene Uldschmidt apresenta a Casa 103

Coluna de luz natural transforma a casa em um objeto vivo

Espremida entre duas casas tradicionais de pescadores, a largura limitada da fachada levou o estúdio a desenvolver o novo projeto voltado para o interior.

Os arquitetos souberam aproveitar ao máximo a disposição antes considerada adversa: a topografia inclinada e irregular foi totalmente explorada em virtude de uma colonização espacial que permite a extensão dos diferentes ambientes fechados para além dos seus limites interiores.

Vários terraços que sobem pelo terreno ampliam e reforçam a conexão visual entre as diferentes partes da casa e, por fim, dos níveis superiores até o horizonte.

A rica cenografia e a variada espacialidade criadas no projeto divergem da aparente restrição da frente da rua, e os espaços de estar dilatados expandem-se muito além do pequeno volume sugerido ao espaço público.

Um conjunto de medidas sustentáveis permite que o edifício funcione de forma eficiente em termos energéticos. Foram especificados materiais de origem local para complementar as paredes brancas simples.

A Ultramarino, núcleo de design de interiores do estúdio, desenhou uma cozinha sob medida e uma gama de soluções de armazenamento para manter a qualidade sóbria do conceito.

INFORMAÇÃO TÉCNICA

Nome do Projeto: Casa 103
Ateliê: Marlene Uldschmidt
Localização do Ateliê: Ferragudo, Portugal

Localização do Projeto: Ferragudo, Portugal
Programa / Uso / Função do Edifício: Residencial
Área: 200 m²
Construtora: PORTOGOA
Carpinteiros: EQUIPA Quatro
Engenheiro: PROTECNA

Fotografias: Fernando Guerra

Compartir...

Grupo Vía