O Algarve é uma região onde tradição e modernidade se encontram, refletindo-se de forma singular na sua arquitetura. O uso de materiais locais, como a cal e a telha cerâmica, e o design que se integra harmoniosamente com a paisagem costeira e o clima criam um estilo único. Varandas com vista para o mar e fachadas claras são exemplos de uma arquitetura que dialoga com o ambiente natural e com o património cultural.
Num contexto de crescimento urbano acelerado, os arquitetos algarvios enfrentam o desafio de conciliar inovação e contemporaneidade com a preservação dos valores históricos e ambientais.
Para explorar como estes desafios estão a ser superados, o Grupo Vía organiza o evento “Arquitetura Viva Do Algarve: Olhares Translocais – Faro”, que reunirá em Faro os principais ateliers da região. Uma oportunidade para conhecer projetos recentes que reinterpretam tradições arquitetónicas, respondem às exigências atuais e afirmam a identidade algarvia através da inovação e da sustentabilidade.
